0

CMN e o volume dos meios de pagamentos


Uma das atribuições do CMN é adaptar o volume dos meios de pagamentos às reais necessidades da economia nacional e seu processo de desenvolvimento nacional.

  • Volumes dos meios de pagamentos.
    • Os meios de pagamento são instrumentos de pagar, ou seja, (dinheiro). Dinheiro no sentido amplo da palavra, não apenas o pape-moeda físico, mas também o dinheiro que você possui nos banco na forma de moeda escritural, constituídos principalmente de depósitos à vista.
    • Quando estamos falando do volume dos meios de pagamentos estamos falando do montante de moeda (física e escritural) que existe na economia de toda a população do país.
  • Importância de adaptar os volumes dos meios de pagamentos.
    • Essa importante função do CMN, visa equilibrar o dinheiro em circulação. 
    • Veja por exemplo, se existir muito dinheiro em circulação a tendência é que a moeda acaba perdendo seu valor (desvalorizando), ocorrendo a inflação. Pode-se pensar, também que quanto mais dinheiro na economia vão aumentar o consumo de bens, produtos e serviços e quanto maior a demanda desses itens maior será a procura pelos mesmos, logo, pela Lei da procura e oferta os preços vão subir e consequentemente acontecer inflação. 
    • Um outro exemplo é se existir pouca moeda no mercado a tendência é valorizar excessivamente e acontecer a deflação. Quando a moeda se valoriza os preços dos produtos e serviços caem, as pessoas vão consumir menos e com isso as empresas vão ter que produzir menos, logo, vão necessitar de menos pessoas para trabalhar. Com uma grande deflação no país ocorre o desemprego. 
A adaptação dos volumes dos meios de pagamentos às reais necessidades da economia é justamente para fazer o equilíbrio econômico do país e assim, não ocorrer inflação e nem deflação.
_______________________________________________

Aprenda também em: Conhecimentos Bancários

Curta a nossa página, fique atento para as nossas novidades e faça um comentário!              

Veja Também:




0 comentários:

Postar um comentário