O Conselho monetário nacional possui também a atribuição de coordenar as políticas monetárias, creditícia, orçamentaria, fiscal e da divida pública, interna e externa.
- política monetária:
- estamos falando da política de preservação do valor da moeda e já postamos sobre esse assunto no artigo que fala do CMN e o volume dos meios de pagamentos.
- Quem realiza a política monetária é o banco central, pois ele implementa e regula a taxa de juros, por meio do seu organismo chamado COPOM (comitê de política monetária) o CMN, apenas coordena.
- Cabe ao CMN, a coordenação da política monetária, pois ele possui o papel de definir as metas de inflação. Depois de 1999, passamos a ter no Brasil o chamado regime de meta da inflação.
- política creditícia:
- É a política do crédito. Ela pode ser expansionista que é representada pelo incentivo de aumento das concessões de crédito. Com o aumento de crédito no mercado aumenta o volume dos meios de pagamentos e consequentemente aumento da inflação!
- Situação contraria pode ser observada na politica creditícia contracionista, ou restritiva ou retrativa. Nesta ocasião ocorre um desestímulo para a concessão de crédito. Com esse desestímulo, as pessoas pegam menos dinheiro, os volumes dos meios de pagamentos diminuem e diminui o índice da inflação.
- Política orçamentaria e Fiscal
- A política fiscal, atualmente, engloba, tanto o fisco quanto o orçamento (gasto público). A ideia da atual diretriz da política fiscal é centrada na busca do superávit primário.
- Política da Dívida pública
- A dívida pública é aquela que aparece quando o Estado gasta mais do que arrecada. Essa dívida não é contraída com bancos, mas sim, com investidores. O Estado emiti títulos da dívida pública e os investidores adquirem esses títulos.
______________________________________________
Entenda melhor com: Conhecimentos Bancários
0 comentários:
Postar um comentário