0

CMN e a liquidez e solvência das IF


Para entender melhor o objetivo do Conselho Monetário Nacional de zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras é necessário conhecer o conceito de liquidez e solvência

Um exemplo sobre esse objetivo pode ser observado na crise de 2008 no qual os bancos Brasileiros tinham boa situação de liquidez e solvência com a inadimplência em limites aceitáveis.


Mas alguns bancos tinham problemas de liquidez, principalmente os bancos pequenos, pois as pessoas estavam tirando o dinheiro desses bancos e colocando em bancos maiores, afinal, na crise de 2008 um banco grande dos EUA, chegou a quebrar. Pelo medo de acontecer aqui no país esse tipo de coisa as pessoas começaram a fazer retiradas de dinheiro dos bancos pequenos para colocar nos grandes bancos.

Outra situação que os bancos pequenos sofriam com a crise de 2008 foi a de resistência dos bancos maiores de emprestar dinheiro para os bancos menores pelo mercado interbancário, uma operação comum conhecida como certificado de depósito interbancário (CDI).

Desta forma, os bancos pequenos poderiam ficar sem dinheiro (sem liquidez) para honrar os compromissos (sem solvência).        

Para frear esse movimento de saída do dinheiro de depósitos dos bancos pequenos e melhorar a situação dos bancos pequenos no mercado interbancário o CMN tomou duas decisões para zelar pela liquidez dos bancos pequenos.


1 - Estimulou a compra de carteiras.


    • Bancos grandes compram empréstimos realizados pelos bancos pequenos, assim o banco pequeno conseguiu dinheiro para resolver o problema de liquidez.
    • O estímulo de comprar carteiras de bancos pequenos se deu pelo desconto de compulsório para os bancos grandes, ou seja, no lugar de pagar o recolhimento compulsório os bancos grandes tinham a opção de comprar carteiras de bancos pequenos.  
2 - Deposito a prazo com garantia especial (DPGE)

    • Os depósitos bancários possuem uma garantia dada pelo fundo garantidor de créditos (FGC) que caso o banco venha a quebra o valor de 70 mil reais é garantido por esse fundo.
    • Na garantia especial o depositante ficou garantido uma quantia de 20 milhões caso o banco venha a quebrar.

Com essas medidas tomadas pelo CMN, foram suficientes para cuidar da liquidez e solvência dos bancos pequenos.  
     
_____________________________________

0 comentários:

Postar um comentário