0

Função dos Intermediários Financeiros


Os intermediários financeiros podem ser analisados sob vários aspectos importantes. Em relação a influência da intermediação na economia do país.
  • 1° através do mecanismo de criação de meios de pagamentos:
    • Aqui, distinguem-se os bancos comerciais dos intermediários financeiros não bancários, pelo dato de que as obrigações dos primeiros (depósitos à vista) são aceitas como meios de pagamento, ao passo que as obrigações dos agentes não bancários não o são. Dessa forma, os bancos comerciais são os virtuais monopolistas do mecanismo de criação de novos depósitos.
  • 2° Transferir fundos das unidades de dispêndios com superávit para as unidades com déficits planejados:  
    • Nesse caso, estabelece-se um mecanismo que permite uma canalização mais eficiente de fundos e uma multiplicação das relações de débito e crédito da economia. Esse financiamento indireto permite que os intermediários financeiros adquiram as obrigações emitidas pelas unidades deficitárias, e emitam obrigações próprias, que são adquiridas pelas unidades superavitárias.
  • 3° Promover a economia com um estoque de ativos líquidos:
    • As unidades econômicas superavitárias que não têm aplicação imediata para poupanças, basicamente porque estas são pequenas e não estão em condições de enfrentar o rico, encontram aplicações para suas economias junto aos intermediários financeiros. Estes se encarregam de criar e diversificar os títulos financeiros, dando-lhes características de divisibilidade, liquidez, rentabilidade e segurança, que exigem poupadores.           
  • 4° Transformar, do ponto de vista das detentoras finais da riqueza financeira, um ativo de longo prazo de maturação em um ativo de maturação mais curta. 
    • Os intermediários financeiros transformam títulos públicos e privados com prazo de maturação.
____________________________________________________

Para Mais informações acesse: Conhecimentos Bancários

Curta a nossa página do face, fique atento para as nossas 

novidades e faça um comentário

        

0 comentários:

Postar um comentário