0

As operações de Crédito

As operações de crédito são fundamentais para o desenvolvimento da economia do país. Continuamente, os empréstimos de curto prazo concedidos e quitados: cabe aos bancos comerciais escolher a quem, quando e como emprestar. Aqui reside o que poderíamos denominar a mais importante função da macroeconomia do sistema bancário: ratear recursos entre as empresas, segundo determinados critérios. O sistema bancário comercial exerce esta relevante função, orientadora do uso dos recursos reais da coletividade, guiando-se por considerações de lucratividade, confiança e conhecimento de clientes.

O desconto de duplicatas, letras de câmbio, etc. é a forma usual de apoio financeiro das atividades produtivas pelo sistema bancário. Consiste, essencialmente, numa operação de conversão de títulos de crédito - emitidos conta empresas e pessoas privadas - em meios de pagamento, ou seja, numa modalidade de ativos, imediata e universalmente aceita pelos agentes econômicos do sistema.

Outras formas de adiantamento de recursos monetários a agentes econômicos podem ser registradas - sua consideração nos levaria a um detalhamento incompatível com o nível a que se situa este trabalho. Além do mais, a par do financiamento à produção, o sistema bancário pode fornecer recursos ao setor público, assim como facultar às empresas os adiantamentos necessários à abertura de créditos aos consumidores. 
_____________________________________________________

Para Mais informações acesse: Conhecimentos Bancários

Curta a nossa página, fique atento para as nossas novidades e faça um comentário!

Veja Também:

A intermediação Financeira

Estrutura do Sistema Financeiro Nacional

Agentes do Sistema Financeiro Nacional
     

0 comentários:

Postar um comentário