Os Intermediários Financeiros emitem seus próprios passivos, captando poupança diretamente junto ao público, assumindo as responsabilidades e aplicando tais recursos junto as pessoas físicas e jurídicas por meio de empréstimos e financiamentos.
Tais intermediações financeiras se desenvolvem de forma segmentada tendo por base algumas divisões:
- Mercado Financeiro
- Corresponde ao conjunto de instituições e instrumentos destinados a oferecer alternativas de aplicações e captações de recursos financeiros. Além de exercer importantes funções de otimizar a utilização dos recursos financeiros, cria condições de liquidez e administração de riscos.
- A remuneração dos recursos financeiros emprestador denomina-se de "juros". A taxa de juros em termos percentuais corresponde a remuneração dos poupadores e o custo do dinheiro para os tomadores.
- O mercado financeiro representa o elemento dinâmico no processo de desenvolvimento econômico, pois por meio dele ocorre a elevação das taxas de poupança e de investimento.
- Mercado Monetário
- Corresponde às operações de curto e curtíssimo prazo, destinadas a atender às necessidades imediatas de liquidez dos agentes econômicos.Neste mercado são negociados os títulos públicos, Certificados, Depósitos etc.
- Mercado de Crédito
- Corresponde as operações de curto e médio prazo, direcionadas aos ativos permanentes e capital de giro das empresas.
- Mercado de Capitais
- Corresponde às operações que visam otimizar de maneira contínua os recursos permanentes para financiamento de capital fixo, onde são comercializado, ações, debêntures etc.
- Mercado de Câmbio
- É o mercado, onde ocorre a troca de moedas de outros países.
Para Mais informações acesse: Conhecimentos Bancários
Curta a nossa página do face, fique atento para as nossas
Curta a nossa página do face, fique atento para as nossas
novidades e faça um comentário
Veja Também:
0 comentários:
Postar um comentário